segunda-feira, 30 de abril de 2012

Ikebana & Feng Shui: A Arte de Harmonizar, Respectivamente, do Japão e da China.


.....
Bastante difundida no Brasil, a ikebana é a arte japonesa da confecção de arranjos com flores vivas. Sua origem é de cunho religioso e, ao longo dos tempos, seu cultivo passou também pelo gosto da nobreza e dos artistas da corte japonesa.
.....Cada tipo de arranjo de ikebana tem um nome específico: moribana, nagerie, shoka, jiyuka, guendai-bana, zen-eibana...
.....A seguir, um passo-a-passo para a montagem de seu próprio arranjo de ikebana em estilo jiyuka. É necessário que o vaso tenha em seu interior um kenzan (suporte de chumbo com pequenos pregos), para dar sustentação às plantas.
.....Plantas utilizadas: jasmim amarelo (galhos); crisântemos, branquinhas, palmas vermelhas (flores); capim palmeira (folhas).
.....1) Retire as folhas de quatro galhos longos de jasmim amarelo (que formarão o ramo principal). Conserve apenas as folhas das pontas.
.....2) Selecione três folhas de capim palmeira para ser a face do arranjo. Corte-as na seguinte proporção:
..........- apenas a ponta da primeira;
..........- a segunda com 2/3 do tamanho da primeira;
..........- a terceira com 1/3 do tamanho da primeira.
.....3) Corte as pontas das hastes das folhas dentro da água do vaso, para que durem mais tempo.
.....4) Fixe no kenzan, que deve estar coberto com água, a folha mais alta e, junto dela, inclinada para a lateral, a folha de tamanho médio.
.....5) Coloque a folha menor bem na frente, mostrando a face que será a principal do arranjo.
.....6) Coloque os galhos bem junto à face das folhas, direcionando-os para que fiquem laterais a elas e levemente curvados.
.....7) Se necessário, pode novamente as pontas dos galhos para que eles não fiquem pesados.
.....8) Fixe duas palmas vermelhas, de alturas diferentes, atrás da folha menor.
.....9) Fixe alguns crisântemos inclinados para a frente do arranjo (sem, no entanto, atrapalhar a visão da face principal, que é a folha menor).
.....10) Junte algumas branquinhas e corte suas hastes a uns 6 cm das flores. Enrole um arame fino em torno delas para mantê-las em maço.
.....Prepare outro macinho de flores, menor que o primeiro, e coloque-o no lado contrário do outro, completando o arranjo.
NOTA DO BLOGUEIRO: Para saber mais, uma boa dica é procura uma das sedes da Igreja Messiânica Mundial do Brasil que oferece cursos sobre Ikebana, independente da pessoa ser membro ou não dessa religião. além de belos, podem se tornar uma boa fonte de renda fazendo-se decoração de flores para cerimônias dos mais diversos tipos.
.....O Feng Shui é composto por cinco elementos: fogo, terra, madeira, metal e água, que servem para analisar, harmonizar e melhorar energias locais.
.....A cultura chinesa atribui a eles cores, estações, direções e órgãos internos. 

.....A terra, posicionada no centro, representa o amarelo, laranja e marrom, a metade do outono, o baço e pâncreas. 
.....O fogo representa o vermelho, o verão, o sul e o seu coração. 
.....A madeira representa o verde, a primavera o oriente e o fígado. 
.....O metal representa o branco, o outono, pulmões e visícula biliar. 
.....A água é negra, inverno, norte e rins. 

.....Para os chineses a casa é semelhante ao corpo humano, cada cômodo é visto como um órgão vital. 

Para melhorar a atmosfera, as dicas são:
 
.....pintar a residência pôr fora com cores, claras e brilhantes, com tons.....branco, azul, verde ou rosa, cores de esperança e de boas vindas.

Cozinha:
 branco que realça a cor dos alimentos. 
Dormitório:
 rosa é o mais adequado também podem ser usado verde e azul claros, cores de esperança e de cultivo. 
A roupa de cama
 devem ser brancas ou com padronagem florida em fundo branco, para os recém casados lençóis e cobertores rosas ou vermelho a fim de garantir a felicidade. Cobertores azuis ou verdes ajudam a promover o desenvolvimento dos jovens, o amarelo é adequado para pessoas idosas, para crianças rebeldes e indisciplinadas as cores branco, verde e marrom são mais aconselhadas porque simbolizam solenidade e profundidade. 
Sala de estar:
 local de receber visitas, amarelo, bege ou castanho-amarelo. 
Sala de jantar: devem ter cores que despertem o apetite, rosa, verde e azul são indicados. Mas se os moradores estão desejosos de perder peso a dica é abusar do preto a fim de não estimular o paladar.
 
Banheiro:
 podem ser pretos ou brancos, ou uma mistura de ambos.

NOTA DO BLOGUEIRO: Para saber mais uma dica é: Coisadicasa

Nenhum comentário: