sábado, 25 de maio de 2013

Libertários e Reformistas no macro cosmos e conservadores e paradigmáticos no micro cosmos.

Atentem para essa ironia:

"A matéria de hoje do AX Man em conjunto com a GNT investiga junto aos mais bem sucedidos homens do Brasil e os interpela com a seguinte questão:

Homens do Brasil e do Facebook(também), como vocês conseguem conciliar a sua vida profissional com a família e todas as suas funções domésticas de dono-de-casa?"

Uso o humor como forma de questionar, mas a intelectualidade de fachada não consegue enxergar para além daquilo que é formalmente apresentado como manifesto político e reflexão filosófica e como resultado engessam-se em seus modelos e perdem o bonde da história. Há muito pensamento crítico na ironia, no humor, nos quadrinhos, nas galhofas de um palhaço. No bobo da corte.

Quando se entrevistam as mulheres geralmente se acrescenta essa pergunta roubando parte do tempo que as entrevistadas estariam a falar sobre suas plataformas políticas, sobre seus livros, peças, campanhas publicitárias. E no tocante à todas as mulheres de expressão, quer sejam jornalistas, empresarias, políticas, artistas, todas, de algumas forma são interpeladas pelos e pelas jornalistas a também falar de sua faceta cotidiano-familiar. Mas essa pergunta não é feita aos homens. Qual a reação dos homens ao ser perguntando sobre como ele concilia o seu lado profissional com a família? Se perguntou e se fez matérias jornalísticas com outros presidentes para se saber como eles são como pais e donos-de-casa e como eles harmonizam isso com o cargo de mandatário da nação?! Nãoooo, mas agora que temos uma presidenta se pergunta e se dedica um bom tempo para tal. Sempre de olho nessas questão, porque o dia da mulher é todo dia assim como o do índio, da consciência negra, do orgulho gay. Todo dia é dia de voltar nossos olhares para o cotidiano e examinar de que maneira nossas ações mais simples, inocentes e corriqueiras acabam por contradizer as nossas ações pontuais. Somos de fato muito "prafrentex" em termos de ações pontuais, mas no nosso dia-a-dia somos reprodutores dos paradigmas que tentamos combater na esfera macro. Libertários e Reformistas no macro cosmos e conservadores e paradigmáticos no micro cosmos.

Eu não fico puxando o saco de ninguém no dia da mulher, do índio, do professor, e etc, mas em compensação fico sempre de olho sempre nas causas o ano todo, quando a festa e homenagens e frases engraçadinhas e lindas já passaram. Quando "fogo-de-palha" já passou. Não sou revolucionário de ocasião e de data, sou em tempo integral. Eu não levanto bandeira para esse ou aquele grupo quando se esta na moda levantar, nem mudo meu nome aqui para ajudar esse ou aquele. Eu observo e vigio as pequenas causas, os pequenos deslizes e os pequenos golpes contra as minorias que as próprias minorias legitimam ao adota-los em seu cotidiano. 
Libertários e Reformistas no macro cosmos e conservadores e paradigmáticos no micro cosmos.

Assinado: Wanderson Silva de Souza

Nenhum comentário: