sexta-feira, 17 de junho de 2011

O Coração se não for SOLIDÁRIO, ele é solitário.


Se o coração não é solidário ele é solitário.





Quando um ser humano precisa de auxilio quero crer que não importam suas crenças e dogmas, não importam em que acreditemos. Se num Deus único, em reencarnação, arrebatamento, nas forças da natureza. Se somos ateus e céticos e pensamos que não existe um “após a morte” e tudo será um grande vazio. Se somos agnósticos cheios de dúvidas e “serás???”. Se no fim das contas, somos contra ou a favor de dízimos, se cremos ou não que a hóstia é de fato o “corpo de Cristo” ou se colocamos toda nossa fé em Santa Clara, no Santo Casamenteiro, no orixá do giz branco, em Shiva, Horus, Osiris, Khali ou em apenas nosso intelecto, dinheiro, contatos nos altos escalões, na força de nossos braços e pernas ou em nossa vontade e determinação.
No fim, qualquer que seja nossa crença ou suposta não crença, precisamos acreditar em nós mesmos, na “pessoa que esta bem do nosso lado” e no ser humano de um modo geral.
Não importa qual seja nossa concepção filosófica e/ou teológica de mundo e qual a concepção da “pessoa que esta bem do nosso lado” e do mundo, na hora do “pega pra capá”, na hora do “vamos ver” damos o melhor de nós, quer seja dinheiro, orientação, nossos ouvidos, força física ou qualquer outro recurso de que dispomos para ajudar, apoiar o próximo. Nem que seja um simples “apoio moral”: Eu acredito em você. Ou... conte comigo. Ou... sinto muito por você.
A Solidariedade tem que ser Laica. Laica quer dizer sem religião definida. Importar-se com o ser humano é algo que não depende de se ter ou não uma religião, mas sim, de se ter um coração solidário. Se o Coração não é solidário ele é solitário.         

“Outro dia, eu estava lendo um livro sobre um pastor pentecostal, cuja esposa sofrera uma cirurgia. Ele andava pela sala de espera, perto do centro cirúrgico, quando sentiu um braço ao redor de seus ombros: era um padre, que lhe dissera:’ Reverendo, o que minha paróquia e eu podemos fazer para ajudá-lo?’. Eles souberam que o pastor estava na cidade.
Enquanto permanecia sentado, esperando, aquele pastor recebeu um telefonema de um rabino da sinagoga local, o qual afirmou: ‘Eu só queria que você soubesse, Reverendo, que às nove horas da noite, alguns homens e eu nos encontraremos para fazer uma oração especial por sua esposa.’
Assim que desligou o telefone, aquele pastor pensou: ‘ Onde estão meus irmão em Cristo? Há pessoas de fora. Onde estão as pessoas e os pastores das igrejas da minha denominação? Onde estão elas no momento de tão grande necessidade?’ Deus usou dois representantes de outra religião para ministrar-lhe na hora de seu sofrimento.”
(Páginas 21 e 22 do livro “A Resposta para a OPRESSÃO” de Kenneth Hagin Jr.)


E, por sinal, estão ocorrendo diversas greves da educação pelos municípios do Rio de Janeiro. Atentem para tal fato e não deixemos que isso perca visibilidade. Atenção e vigília aos fatos. E cobrança por providências urgentes e significativas. É necessário dizer o quão importante é a educação? Lógico que não. Sabemos disso.
E sim, a educação na esfera estadual do Rio de Janeiro esta em greve e esse fato já esta sendo sistematicamente minimizado. E, não menos grave, porém, mas ignorado ainda, é o fato de que os municípios, num grande número, estão em greve na área da Educação.
Qual o objetivo desta postagem? Dizer que tudo esta errado? E esta mesmo. Mas não estou aqui para reclamar, embora eu reclame SIM de tudo isso. Até porque eu poderia usar muito do espaço desse blog apontando o que tem de bom e belo nesse mundo. Os pontos em que temos avançado para melhor. Porém, eu digo que a saúde, segurança, e etc deixam muito a desejar. Todos esses pontos com deficiências e a atitude de resposta é sempre dizer: “Oh, lógico que existem terríveis falhas e tomaremos providências.” E fica só na promessa. A educação é uma das vitimas dessa atitude de cinismo de quem deve e pode (MAS NÃO QUER, PORQUE NÃO LHE CONVÉM) tomar atitudes.    
E, afinal eu comecei essa postagem falando de Relações Humanas, e depois falei de Religião e agora falo da sociedade em seus aspectos sociais e políticos. Qual o OBJETIVO dessa suposta miscelânea onde citei até mesmo o livro de um pastor protestante?
O que une e liga tudo nessa postagem é a questão, o conceito e a pratica constante da Solidariedade, que existe apesar das divergências religiosas. A solidariedade que perpassa pela esfera micro(de pessoa para pessoa) e a esfera macro(sociopolítico)

Esse artigo fala sobre o poder da amizade e a natureza laica da solidariedade e conclui como começou: Estamos todos unidos, (somos todos um?!) bombeiros, políticos, médicos, professores, esquerda, direita, céticos, esotéricos, protestantes. E essa premissa é valida não só numa concepção cosmológica (segundo a Física Moderna), quanto numa concepção sócio política (segundo as Ciências Sociais) e numa concepção espiritual (segundo teólogos de todas as crenças)
Sabendo disso, nada esta fora de nosso interesse, todas as causas são nossas e só nos cabe sermos solidários posto que o coração se não for solidário é solitário.

O autor desse artigo e do desenho lhe serve de ilustração é um carinha que se acha “...de esquerda”, parece meio(ou totalmente) esquisoterico e se interessa muito pelas Ciências Naturais. Meu nome é Wanderson Silva de Souza. (O “W” tem som de “U”)
Sem mais, meus respeitos e grato pela atenção dispensada.  

Nenhum comentário: