terça-feira, 17 de abril de 2012

Força X Resistência: Qual a diferença muscular?


Os músculos, em conjunto com os ossos e tendões, fornecem a sustentação e a capacidade de movimento do nosso corpo. Quando observamos um maratonista ou um corredor de 100 metrospercebemos uma óbvia diferença de massa muscular, embora ambos possuam regimes de treinamento extremamente árduos. Mas, então, por que o corredor de100 metros possui uma musculatura muito maior que o maratonista?



Existem diferentes tipos de fibras musculares, classificadas, de maneira simplificada, em fibras de contração rápida ou fibras de contração lenta. As fibras de contração rápida são as primeiras recrutadas em um exercício, e obtêm sua energia a partir de fontes prontamente disponíveis (glicogênio muscular e creatina-fosfato), e que se esgotam rapidamente. Já as fibras de contração lenta possuem um metabolismo oxidativo adaptado para obter energia, principalmente, de gorduras e aminoácidos. Assim, as fibras de contração rápida entram em fadiga apenas alguns minutos após a sua contração, enquanto as fibras de contração lenta podem funcionar por períodos bem maiores.

As fibras de contração rápida estão relacionadas a atividades de velocidade e força, enquanto as fibras de contração lenta estão relacionadas a atividades repetitivas, ou seja, de resistência. Além disso, as fibras de contração rápida possuem um maior potencial para a hipertrofia, isto é, aumento de massa muscular. Logo, atletas de esportes relacionados à velocidade e/ou força, como o corredor de 100 metros, realizam treinamentos que atuam mais nas fibras de contração rápida, levando a um maior aumento da massa muscular, enquanto que atletas de esportes de resistência, como o maratonista, desenvolvem mais as fibras de contração lenta, com menor ganho de massa muscular.

Um desafio para técnicos e preparadores físicos é o treinamento conjunto de força e resistência, uma vez que o treinamento deve ser dividido para atingir os diferentes tipos musculares. Além disso, do ponto de vista bioquímico, o treinamento de força e o de resistência ativam rotas de sinalização celulares conflitantes [1], o quê ajudaria a explicar esta dificuldade.

1.Wackerhage,H. & Rennie, M.J. How nutrition and exercise maintain the human musculoskeletal mass. J. Anat. 208: 451-8, 2006.

Suplementação Alimentar e Exercício
Por Luiz Fernando

Nenhum comentário: