A Tensão e o Riso nas Narrativas
Os afetos alegres e tristes quando se alternam, nas narrativas proporcionam um ritmo alucinante.
Mas há casos em que não é possível essa alternância, quando a narrativa tem um só teor. Para essas narrativas recomendo a gradação como elemento cativante do publico. Ora, lenta, ora veloz, essa gradação é ferramenta muito indispensável para nós, autores.
Os plots, logicamente, são exceções. Mas assim que se passa por eles, retorna-se, sutilmente, ou não, a gradação ascendente ou descendente de tensão ou riso.
Volto a pontuar: Quando a obra é mista (O que geralmente ocorre) a dosagem de riso e tensão deve ser feita, não burocraticamente, mas sim com o mesmo gosto e improviso com que se manipula os ingredientes de uma receita.
Autor desse ensaio: Wanderson Silva de Souza
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“O papel do intelectual na sociedade, deve ser sempre um papel crítico. E não pode se comprometer com nenhum poder” Francis Wolff, Historiador
Um comentário:
Não se comprometer com nenhum poder?? O filósofo de lençol diria que isso é que é ser sonhador...
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