domingo, 30 de janeiro de 2011

“DEZ” (DAH / TEN, IRÃ/ FRANÇA, 2002 - ABBAS KIAROSTAMI)


“Dez” (Dah / Ten, Irã/ França, 2002), do diretor Abbas Kiarostami, se passa todo dentro de um carro.
O título faz referência ao número de histórias. E embora as histórias tenham a mesma personagem,(interpretada pela atriz  Mania Akbari) elas não tem um vínculo de dependência uma com a outra.
O filme expõe, por meio da motorista e das diversas pessoas que ela da carona, a situação da mulher iraniana, mas há que se criar uma identificação com nossas próprias questões. Dentro das diferenças culturais da sociedade à qual se passa a história, vislumbramos, em essência, a universalidade do ser humano. A sociedade iraniana é apenas o pano de fundo, pois essa mulher bem poderia ser brasileira ou de qualquer lugar. Cada carona é uma cena e cada cena é uma história e ora, focaliza-se a motorista sem mostrar o(a) carona e ora, focaliza o(a) carona, ora ambos.
Uma proposta narrativa original para por em xeque a posição da mulher na sociedade e até que ponto chegaram suas conquistas face ao pensamento patriarcal corroborado pelas instituições.
Assisti esse filme no “Cine Conhecimento”, um programa de “Canal Futura”. No entanto, é até possível que ele se encontre também no acervo de filmes do Centro Cultural Banco do Brasil(Não custa nada tentar).
A foto foi extraída da Web e a o texto acima é de minha autoria(Wanderson Silva de Souza), mas quem quiser conferir outra resenha, eu sugiro esse site: http://www.ufscar.br/rua/site/?p=1973

Nenhum comentário: