quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

"O Ator Não Pode Sonegar Informações"*

A quem Interessar Possa, ponderações acerca da Comunicação publico-artista, feitas por um músico, um filósofo e dois atores.

Gilberto Gil - Vou contar uma coisa pra vocês, quando vem do fundo da alma primitiva... toda essa coisa mais assim de última hora... essa coisa de tribo, da resposta do canto da resposta... essa adivinhação que a gente faz... me gratifica muito mais...

Citação feita, em seguida a essa fala, da obra “O Humano Demasiado Humano – Origens do Gosto pelas Obras de Arte” Se se pensa nos germes iniciais do sentido artístico e se pergunta quais são as diversas espécies de alegrias produzidas pelas premissas da arte (por exemplo, entre populações selvagens) encontra-se primeiramente a alegria em entender o que outro quer dizer. A arte aqui é uma espécie de proposição de enigma, que proporciona ao decifrador prazer em sua própria rapidez e acuidade de sentido.

Trechos extraídos do vinil “Gilberto Gil em Concerto” Produção: Liminha; Direção Artística de Gilberto Gil e Liminha.

(apresentando
“ ´Se apresentar´ é uma expressão que me ativa os mais inusitados desejos e me deparar com isso é uma extremada conquista de anos de trabalho.
Se as convençõe sociais nos obrigam a uma redução do que somos: Nome, profissão, qualificação,idade etc etc ...o Teatro é a maior cilada para este redutor pois liberta, expande e sobretudo expande ... ”
Ass.: UM ATOR

* O título dessa postagem é uma citação, muito recorrente e inequívoca, do ator Hamir Haddad, feita pelo também ator Anselmo Vasconcelos.

Sem mais, meus respeitos e cordiais abraços e grato pela atenção dispensada.
Ass: Wanderson Silva de Souza

Nenhum comentário: