segunda-feira, 13 de maio de 2013

O arquétipo lua/preto-velho e a relação que a cura tem com o amor, o perdão e a humildade.


A Lua enquanto planeta na Astrologia e as almas e os pretos velhos na Umbanda e Candomblé nos remetem aos mesmos arquétipos. O das emoções, dos antepassados, da memória, da cura, da humildade.
O dia consagrado aos pretos velhos é a segunda feira.
É a segunda feira o dia em que a energia da lua pode melhor se evocada.
Importante ressaltar que a humildade é tanto uma das virtudes cardeais da lua quanto um dos atributos mais reconhecidos e admirados nas entidades conhecidas por nós como preto-velhos. E entendendo também que o arquétipo lua/preto-velho também nos remete às energias curativas dos corpos nos colocamos a pensar se a humildade e a cura tem alguma relação de causa e efeito.
Sim, elas de fato têm. E têm relação com o perdão também.
A humildade nos leva ao perdão e o perdão nos fortalece a humildade. E ambos são irmãos do amor. O amor, esse mesmo tão cantado, analisado e procurado, é um dos grandes agentes propiciadores de uma boa saúde.
Eu, Wanderson Silva der Souza, não ouso dizer que são essas duas virtudes as fontes de todos os tipos de curas. Isso seria um exagero e nos dias de hoje nos convém aceitar o convite da razão e nunca nos furtar ao exame dos homens de ciência no que diz respeito às nossas enfermidades. Por favor, eu rogo, nunca substituam um bom e sério especialista por dicas, palavras, chás ou coisa que o valha. Aos médicos cabe o cuidado com nosso corpo. Até mesmo o uso simultâneo de métodos alternativos com os oficiais pode ser danoso se não observarmos se existe o risco da combinação das propriedades químicas de um com o outro acabar por ser tóxica. Ervas não são inofensivas. Jamais devemos cair na esparrela de achar conforme nos dita o vulgo “Se bem não fizer, mal também não irá fazer”.
Sim, pode sim fazer mal. E fazer mal muito mal. Portanto, que não caímos na tentação de nos automedicarmos.
No entanto, é com segurança e sem temor de equivocar-me que eu digo e reafirmo que o perdão e a humildade e o amor daí resultante são facilitadores do processo de cura. Ou senão isso, no mínimo atenuantes dos sintomas da doença.
Ainda que o amor fraternal, o perdão e a humildade sejam apenas placebos, eles continuam sendo recomendados. O placebo poder ruim quando ele justifique um incauto abandono do tratamento oficial e pode ser bom quando ele concede fibra moral ao enfermo para suportar as agruras de que padece.
Enfim, as energias da lua e dos pretos velhos e das almas são as que se relacionam com nossa ânima, nosso lado emotivo.
Nada mais adequado tratar desse assunto numa segunda-feira, que é o dia consagrado a ela e no dia 13 de maio. É nessa data que comemora o dia de preto-velho.
Viva as almas.
Assinado: Wanderson Silva de Souza

Nenhum comentário: