quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O Ser Humano é Coisa Muito Séria

O Ser Humano é Coisa muito séria. Lidar com ser humano.
Costuma-se dizer que lidar com idoso é coisa séria. Que é muita responsabilidade lidar com crianças. Lidar com ser humano em si é coisa séria. Não é necessario que ele tenha alguma condição sabidamente fragil para que se tenha que ter cautela para com ele. Pois o ser humano em si é fragil, precioso e trabalhoso de ser feito.
São precisos quantos litros de sangue mesmo?! E quanto de tecido muscular, quantas celulas... E lembranças, afetos...??? Quantas proteinas, carboidratos, ideologias, cafunés, palavras de conforto e estimulo? Quantos eletromesticos? Alguns humanos tem problemas na coluna. Outros são muito afetados por sons altos e tem também aqueles que tem alergia à cheiro de tinta, de incenso, de perfume.    
São tantas condições para se ter um humano em condições de vida saudavel.
É facil destruir, magoar um ser humano. Dada a complexidade de um ser humano, existem muitos pontos de pressão que podem ser afetados.
São diversas as formas de por risco a arquitetura humana: Tire seu emprego, magoe seu coração, fira sua autoestima dizendo que ele não é inteligente o suficiente, atrarente, competente, que não tem amigos, que não tem senso de humor. Manche o nome sua familia. Deboche de seus idolos do cinema, de seu gosto musical. De suas crenças religiosas. De sua moral. De seus vicios e virtudes. De seus sonhos. Esbarre em seu calo. Pise em seu pé. Deixe-o esperando por horas à fio. Roube o lugar dele na fila. De um safanão nele ou simplesmente pertube sua mente com reclamações e sermões  furiosos.
Muitos são os modos se causar danos à esse ser tão valioso. Como um lap top de última geração que tem muitas funções, que é complexo e que um simples derramar de agua em suas teclas pode deixa-lo avariado irreparavelmente.
Um ser humano é muito dificil de ser composto e muito fácil de ser decomposto. Por isso é que lidar com Ser Humano é coisa muito séria. O ser humano não é brincadeira, embora alguns deles, e eu me incluo nessa lista, adorem brincar no parquinho.

Assinado: Wanderson Silva de Souza.   

Nenhum comentário: