Então uma pessoa disse estar cansada de tanta gente superficial e que em 2012 viria a limpeza.
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
Da Vontade de Hierarquizar
Então uma pessoa disse estar cansada de tanta gente superficial e que em 2012 viria a limpeza.
"Limpeza"?! Essa palavra foi usada nesse sentido na Segunda Guerra também. Muito medo do sentimento de querer "limpar" do mundo esses ou aqueles, quem quer que seja. A vontade de "limpar"(no sentido de extirpar) em si é muito perigosa. Ah, os funkeiros incomodam?! E o sertanejo?! Ok, não curto também, mas isso não da o direito à ninguém de "limpar" (ou querer que outro alguém ou algo faça esse trabalho sujo) tais e tais pessoas. Que vivam toda a sua vida natural todos aqueles que nos são caros, mas também todos aqueles que nos incomodam. Ah, os políticos corruptos incomodam?! É, eles incomodam SIM, e por isso vai se ter vontade de se fazer uma "limpeza"?! Quem assiste BBB e quem vota em Maluf e Bolsonaro merecem serem "limpados" da face da Terra?! Sei não, toda vontade de "limpar"(no sentido de extirpar) é torpe, antimocratica e um caminho(talvez sem volta) para novas versões de nazismo.
Muita virulência e ódio disfarçado temos visto nessas brincadeirinhas vias face e blogs a respeito desses ou daqueles, como se o fato gostar de rock e/ou samba( e eu gosto) fizesse alguém superior em relação aos que gostam de funk. Como se ser da esquerda colocasse o sujeito numa exclusiva elite dos esclarecidos. E como se o fato de alguém se evangélico fizesse deste alguém inferior. Tempos de separação e, como disse antes, tempos onde, na calada da noite escura de nossas almas, novas formas de preconceitos estão nascendo: O preconceito contra os ateus, contra os evangélicos, contra os funkeiros, contra quem é de direita, contra quem assiste realits shows.
É preciso saber(ou ao menos se esforçar) por tolerar, e mais do que isso, se esforçar contra o sentimento de hierarquizar as pessoas conforme seus gostos, crenças e tendências políticas.
Diminuímos(ou nem tanto) apenas de nos hierarquizar conforme o gênero, a etnia e a orientação sexual e estamos TRANQÜILAMENTE E SEM NENHUMA VERGONHA OU PUDOR de nos dizer superior ou inferior conforme outros critérios.
Quando vamos aprender a deixar de nos colocar em hierarquias em vez de apenas trocarmos os critérios da hierarquização?!
Assinado: Wanderson Silva de Souza.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário