sábado, 19 de maio de 2012

A Síndrome do Estrangeiro III de V


QUINTA-FEIRA, 23 DE SETEMBRO DE 2010
A Síndrome do Estrangeiro III
Características Principais de um Estrangeiro
Por Málu balona
São exemplos de manifestação de personalidade presentes com maior intensidade no portador da SEST:
1 - Compensação - adoção da autodidaxia para substituir a escola.

2 - Deslocamento - O mal rendimento escolar pode indicar o deslocamento dos conflitos vividos com a família.

3 - Fantasia - É a nostalgia, tipo de avestruzismo evolutivo.

4 - Identificação - Há dificuldades com a identificação convencional.

5 - Introjeção - Absorver o comportamento negativo. Imitar amigos que todos desprezam. É a máxima: "Já que ninguém precisa de mim, eu também não preciso de ninguém.j

6 - Projeção - Apresentar justificativas. A culpa é sempre do outro. (A culpa é de todos, ao invés de responsabilidade própria).

7 - Regressão - Voltar a um comportamento já superado, sob pressão.

8 - Repressão ou Recalque - Recalcar os pensamentos e sentimentos inaceitáveis ou potencialmente perigosos. Fonte de autoculpa, calcada na insatisfação pessoal, a repressão é geradora de ansiedade e angústia.


Dentro dessa constelação de defesas, aparecem sentimentos hiperdimensionados de vitimização. Se, por exemplo, ocorre um tufão na cidade, o excesso de ego, a egomania, faz com que o indivíduo pense que a culpa seja, em parte, sua. Essa internalização, adequada nas crianças muito pequenas, apresenta-se aqui deslocada, como ectopia do comportamento consciencial. (A frase seguinte resume o sentimento do portador ou portadora da SEST, nessa etapa: "Na vida me sinto igual a um cachorro que caiu do caminhão no dia da mudança da família").
A espera de receber uma espécie de senha, que um dia alguém, em algum lugar, lhe dará, a consciência alimenta a esperança de encontrar e reconhecer o seu grupo, os seus pares, os seus iguais. Está convicta de que há um tipo de comunicação consciencial específica, que só poderá ser captada pêlos que sofrem do mesmo mal.
O microuniverso consciencial excede em complexidade, todos os elementos até hoje conhecidos e pesquisados pela ciência convencional. Em busca de maior autoconsciência emocional para alcançar a maturidade relativa, toda consciência deseja ser amada, respeitada e evoluir.
Apesar de fazer seu aparecimento no tecido social de diversos segmentos, o fenômeno da SEST faz com que o portador ou portadora não passem despercebidos e sejam logo identificados nos respectivos grupos de inserção, devido à evidência de caracteres distintos dos demais membros.
Ao modo do líquido revelador empregado pelo fotógrafo que, quando utilizado sobre o papel em branco, faz surgir a imagem, também o grupo servirá de elemento contrastante para os portadores da SEST.
Os epítetos já citados, estranho no ninho, ovelha negra, adotado, bebe de proveta, achado no lixo, ovo de chocadeira, patinho feio, diferente de nós, de outro planeta, turista, ET e marciano, entre outros, evidenciam o processo de decantação da diferença, responsável pelo posterior rechaço e até pela exclusão do membro estranho.
A divergência, em certas manifestações da sociedade, é parte daquilo que na abordagem conscienciológica constitui o choque entre a verdade relativa de ponta e o contrafluxo das verdades estabelecidas - colisão de paradigmas.
O estigma da diferença incompreendida - preconceito - é parte do conflito da SEST. Numa retrospectiva, podemos concluir que até o momento foram encontrados os seguintes parâmetros para a sua caracterização:

l - Sentimentos.
O portador, ou portadora, vive com sentimento permanente de inadaptação pessoal e rejeição por parte do grupo. A inaceitação é mútua. O corpo é um fardo que faz com que o(a) portador se sinta uma hóspede indesejável de si mesma.
Os sentimentos fortes e persistentes de já ter vivido antes, de melancolia, de tristeza e de saudades de pessoas, de situações e de lugares desconhecidos são parte do núcleo emocional na SEST.
Para escapar ao destino incerto, a portadora pode até utilizar-se, em alguns casos, de um disfarce de rebeldia, passando de superdotada a superindisciplinada, a contestadora e a líder.
Não conseguindo fazer-se entender, sem referenciais afetivos sadios, algumas mudam radicalmente a sua manifestação social, nesta fase, numa tentativa de escapar ao perigoso futuro que as aguarda: tornam-se expansivas, comunicativas e extrovertidas ao exagero.

2 - Parapsiquismo.
O potencial parapsíquico evidente - clarividência, projeção consciente, acesso espontâneo à memória integral - holomemória; percepção das energias e fenómenos de efeitos físicos - é vivenciado com desconforto, sendo objeto de reações desagradáveis no grupo.
Sem defesas contra as intrusões das energias externas, a consciência não compreende o motivo pelo qual o seu registro da realidade é tão diferente dos demais.
A percepção e a comunicação com a multidimensionalidade não chegam a representar um alívio real desse quadro.

3 - Paradoxo:
Maturidade Psicológica/Intelectual versus Imaturidade Emocional/Afetiva. O bom desempenho intelectual e a facilidade para a crítica fazem com que o portador, ou portadora, pareça bem mais maduro do que é.
Contudo, a carência afetiva e a baixa auto-estima impedem a autocrítica necessária ao amadurecimento sadio da personalidade.
Apresentando um quadro emocional instável, oscila entre a alegria e o pranto; o pacifismo e a agressividade; faz a defesa veemente dos pontos de vista pessoais, questionando tudo e todos ao redor, mantendo-se cega, contudo, para o próprio universo íntimo.

4 - Escolaridade, Superdotação e TDA.
Os desempenhos acima da média em áreas específicas - superdotação, ou múltiplas - multidotação, contrastam com alguns quadros :de transtorno do déficit de atenção/hiperatividade, fazendo com que os resultados pessoais sejam abaixo das expectativas.
Os estudiosos de crianças superdotadas, já identificaram o contraste entre a capacidade intelectual excessiva e a imaturidade afetivo-social. A facilidade para apreender não é sinônimo de aptidão emocional para enfrentar as situações da vida de forma pragmática.
Com a convicção de saber mais do que consegue expressar, além da dotação intelectual, algumas vezes apresentam casos compostos de tridotação consciencial: intelectualidade, parapsiquismo e comunicabilidade.
Apesar das múltiplas aptidões, o déjà-vu cultural levará a um quadro de desmotivação quanto à vida escolar. A autodidaxia será a forma preferida de estudo isolado, indicando a rebeldia ao currículo convencional. A inteligência de alto nível não será aplicada de forma positiva, devido à imaturidade emocional.
O mal rendimento escolar aparece como resultado para essas consciências rebeldes, hipersensíveis ao fracasso. As batalhas emocionais internas impedem a concentração nas tarefas e sabotam a real produtividade.
Amantes da leitura, às vezes não se tornam bons estudantes devido ao conflito emocional de que são portadores. O medo de errar faz o contraste com o perfeccionismo, que pode ser apresentado como tentativa de controle do mundo interno e externo.

5 - Tendências Artísticas.
Na busca de entendimento do próprio microuniverso consciencial, em alguns casos, o portador e portadora da SEST serão atraídos para determinadas áreas da sociedade que permitam maior liberdade de expressão. Desse modo, esperam poder aplicar a criatividade de que são dotados.
As pesquisas indicam que, dentre os hobbies e as profissões mais procuradas, aparecem aquelas relacionadas com as artes em geral: atores, pintores, músicos; no campo da intelectualidade: escritores, críticos de cinema e de literatura, poetas; na comunicação: jornalismo, publicidade, humorismo. São as preferidas.

6 - Cosmoética.
A prática de princípios pessoais éticos mais maduros, que a média do grupo, é um dos fatores de conflito social para quem vive a SEST.
A renúncia a esse código pessoal de ética constitui um dos pontos-chave para o suicídio psicológico em que muitas vezes, culmina o processo. Contudo, o nível de maior consciencialidade não contribui para o entendimento da situação pessoal, tendo no choque de valores intrafísicos e extrafísicos e na desafeição gerada em contrapartida, o seu ponto crítico.
O despreconceito social relativo na escolha de companhias e de grupos constitui outra fonte de problemas. Essa atitude será confundida com falta de critérios e valores morais.
A ambiguidade e o universalismo, que tenta pôr em prática, serão recebidos como sinal de uma personalidade volúvel e instável.
Apesar do isolamento involuntário em que se encontra, não é partidária do sectarismo social. Será rechaçada pela própria família nuclear, principalmente quando, reativa ao preconceito, não toma partido nem aprova a exclusão de outros membros por diversos motivos.

7 - Auto-suficiência.
A independência social excessiva, fruto da auto-sufíciência negativa, ampliará a tendência à solidão e ao isolamento, o que impedirá o desenvolvimento da maturidade, inibindo a aplicação prática do nível de cosmoética que já possui.
A dificuldade de atuar em equipe ou formar grupos será uma das sequelas da queima de etapas sociais na adolescência: deseducação para a grupalidade

8 - Saúde.
Vítima de intoxicações energéticas e assimilações simpáticas constantes (esponja de energias, tóxicas), sofrerá falsos alarmes, dores-fantasma, preocupando a família nuclear e o entorno social. A repetição do quadro levará ao estigma de ser sensível, impressionável e hipocondríaca - que finge estar doente.

Retirado e adaptado do livro: Síndrome do Estrangeiro de Málu Balona, Ed. IIPC, 2000.


Postado por ABC Imaginário às 15:25

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