quarta-feira, 11 de julho de 2012

O MEDO COMO ALIADO E UMA DAS FORMAS DA SABEDORIA

Não tenho coragem para um monte de coisas. Tem vezes que acho que só tenho coragem para dizer que não tenho coragem. Mas é possível, mesmo sem coragem, ainda assim fazer as coisas.
Tremendo, titubeante, com passos vacilantes e voz embargada, o pensamento lento e desencontrado tentando se ajustar as batidas aceleradas do coração. É possível, mesmo sem coragem, fazer as coisas. Mas, a coragem não deve ser posta num pedestal porque algumas vezes o medo pode ser um alerta de nossa intuição de que aquela demanda não vale a pena a convocação da coragem. Impulsividade pode muitas vezes ser confundido com coragem e o desejo também é uma das forças tão poderosas do ser humano que não carece nem da coragem para se fazer valer. Enfim, o medo não é uma muralha final e tampouco nosso inimigo em todas as situações, ele pode ser um freio que nos diz "agora não, depois". E a coragem não é a mãe de todas as conquistas: O medo também é valioso e poderoso aliado do guerreiro em suas demandas. O que muitas vezes chamamos de "medo" é a nossa "sabedoria interna" nos dizendo para fazermos uma retirada estratégica. E, sinceramente, tenho medo até mesmo de ter escrito tudo isso.

(Wanderson Silva de Souza )

Nenhum comentário: