quarta-feira, 10 de outubro de 2012

LOUCOS PELO NOSSO IDIOMA - O Uso correto da Sintaxe: Condições para uma NAÇÃO SOBERANA e um POVO SAGAZ


"Eu só queria saber o que essas pessoas ganham discriminando alguém." (Isso esta escrito na imagem baixo, anexada ao lado)

Ops, "ganha"?! Concordo com a pergunta retórica, mas a concordância de número, gênero e grau da palavra "ganha" esta incorreta. O tempo correto desse verbo no contexto dessa oração é "ganham". 











Ok, ok, vamos ler mais e escrever mais, porque o uso correto de nossa sintaxe além de ser mais elegante e denotar uma nação mais cônscia e perspicaz, também facilita o entendimento e a compreensão do texto e garante que a emissor obtenha exito em comunicar e expressar sua mensagem (sua ideia, pensamento, sentimento, ideologia, arte, etc) ao receptor. 

E, como se esses motivos não nos bastassem, ainda é também uma questão de soberania. Um povo que apenas conhece os rudimentos de seu idioma não é patriota, nem politizado, não é apto a jogar com competência o jogo da democracia e nem propicia uma nação soberana. 

E reclamar dos estrangeirismos presentes no dia-a-dia do idioma não indica patriotismo e sim xenofobia.

O Uso correto da Sintaxe não é Pedantismo. Ela é uma das condições sine qual non(imprescindível, muito necessária) para sermos uma Nação Soberana e um Povo Politizado. 

Da Série "Loucos Pelo Nosso Idioma".

Um texto de Wanderson Silva de Souza

Nenhum comentário: