terça-feira, 12 de junho de 2012

Dinâmica e Interações com Idosos



Pesquisas recentes com grupos de estudos evidenciaram, em redações de jovens e idosos que os primeiros é que usavam mais verbos no tempo passado e já os segundos geralmente focavam em suas redações mais o futuro.
Essas pesquisas também surpreenderam os próprios especialistas quando eles notaram que existe um tendência ao pessimismo e revolta mais no jovem. E que existe mais otimismo e calma nos idosos. Ou seja o estereótipo clássico do idoso como sendo ranzinza, na verdade é equivocado: Muitas pessoas costumam, na verdade ficarem mais bem humoradas e suaves à medida que envelhecem.
Pessoas, na assim chamada Terceira Idade tem nada mais a provar para ninguém e, portanto, não existe espírito de competição entre eles. É mais produtivo formar dinâmicas de grupo do que competições. Competições funcionam mais em dinâmicas com jovens.


Idosos também tem mais capacidade e interesse de experimentar coisas novas que jovens consideram ridículo "pagação de mico" ou infantis de mais, ou seja, seja jovens precisam muito provar que são adultos e maduros e sérios, por isso são mais avessos a brincadeiras de grupo, os idosos são mais maleáveis
Por serem mais vividos e terem quebrado mais a cara, não tem tanta autoconfiança, são mais cautelosos, o que os faz mais lentos, mas em compensação, menos propensos às falhas.
Por serem menos impulsivos, o autoconfiança dos jovens os impele a cometer mais erros.

Idosos são mais tolerantes com eles mesmos quando erram. Eles já aprenderam, pelas quedas da vida, que ninguém é infalível por isso eles se perdoam mais facilmente pelos erros que cometem, se cobram menos e são menos ansiosos, mais serenos e leves.

Aliás, o peso, a profundidade e densidade (Um poema de Augusto dos Anjos, por exemplo) combinam mais com jovens. Idosos preferem falar, escrever e pintar sobre o céu, fadas, crianças no parque, enquanto jovens já seriam mais fatalistas e mais melodramáticos.
Busquem dinâmicas e interações leves, que estimulem a busca e produção de coisas belas e divertidas, que motive o trabalho em grupo ou o aprendizado de uma nova área, como por exemplo, tirar fotos.

Idosos não estão interessados em nada que cause stress e eles não buscam incessantemente mais desafios para ficar se tstando(Não precisam mais provar nada para eles mesmo e nem para os outros, no sentido mais obsessivo) Buscam SIM muita diversão e riso: Idosos são muito bem humorados e comunicativos portanto os estimule a falar e a falarem entre si.
Minha tia tinha uma serenidade, no trabalho ela foI cobrado por uma colega mais nova e ela respondeu "minha filha, eu estou me aposentando, não estou afim de aprender nada, só desaprender" e de fato, ela fez muitas viagens, excursões, organizou almoços e foi em muito mais bailes e festas do que quando ela era mais jovem. Onde se escreveu e se falou disso tudo?!
As pesquisas comprovam. Quem, de fato tiver interesse no assunto vai pesquisar a fundo o teor desses conceitos poderão ver se são verídicos ou apenas meros diletantismo de minha parte.
Aprendi e venho aprendendo isso em reportagens em revistas e TV, em conversas informais, palestras e em minhas observações in loco.
Assinado: Wanderson Silva de Souza.

Nenhum comentário: